Os 14 princípios fundamentais de
liderança da Amazon

 - O QUE SÃO ESSES PRINCÍPIOS?

A Amazon é reconhecida mundialmente como uma empresa extremamente bem-sucedida e inovadora. Para manter esse sucesso e se manter na vanguarda do mercado, a empresa adota uma abordagem de liderança baseada em um conjunto de 14 princípios que são aplicados em todos os níveis da organização.

Esses princípios orientam a cultura organizacional da Amazon, ajudando a garantir que a empresa esteja sempre focada em inovação e satisfação do cliente. Eles também ajudam a promover a colaboração e o pensamento crítico, o que é essencial para uma empresa que está constantemente buscando novas formas de melhorar e crescer.

Os princípios da Amazon não são apenas um conjunto de regras rígidas a serem seguidas. Eles são mais como um conjunto de valores e diretrizes que ajudam a moldar a cultura da empresa. Isso significa que a Amazon encoraja seus funcionários a pensar fora da caixa e encontrar maneiras criativas de aplicar esses princípios em seu trabalho diário.

Com esses princípios de liderança, a Amazon tem sido capaz de manter sua posição de liderança no mercado, enquanto continua a inovar e encontrar novas maneiras de servir seus clientes.

Conheça agora os 14 princípios e veja quais deles podem ser aplicados na sua vida pessoal ou profissional.

 - 1 OBSESSÃO PELO CLIENTE:

Um dos princípios mais importantes da cultura organizacional da Amazon é a obsessão pelo cliente. Isso significa que a empresa coloca as necessidades e expectativas de seus clientes em primeiro lugar, buscando constantemente maneiras de oferecer soluções adequadas e superar suas expectativas.

Para a Amazon, a obsessão pelo cliente não é apenas uma questão de palavras vazias. É uma filosofia que permeia todas as áreas da empresa e é levada muito a sério pelos funcionários em todos os níveis. Isso se traduz em práticas como a coleta de feedback dos clientes, a análise de dados e a realização de pesquisas de mercado, tudo com o objetivo de entender melhor as necessidades e desejos dos clientes.

A empresa é conhecida por sua política de devolução fácil e conveniente, garantindo que os clientes tenham uma experiência de compra livre de estresse e positiva. Ela também investe em tecnologias que tornam a navegação e a compra em seu site mais fáceis e intuitivas para seus clientes.

Ao priorizar a obsessão pelo cliente, a Amazon se estabeleceu como líder no mercado, atraindo e mantendo uma base de clientes leais e satisfeitos. A empresa entende que a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo e trabalha incansavelmente para garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos com seus produtos e serviços.


- 2 propriedade:

A propriedade é considerada essencial para a cultura organizacional da empresa. Esse princípio se traduz em uma mentalidade em que os funcionários agem como donos do negócio, pensando a longo prazo e assumindo responsabilidade pelos resultados.

Para a Amazon, o princípio da propriedade não significa apenas cumprir as tarefas atribuídas a eles. É mais do que isso: trata-se de assumir responsabilidade pelos resultados da empresa e agir como se cada funcionário fosse um proprietário do negócio. Isso significa que os colaboradores devem pensar a longo prazo e tomar decisões estratégicas que beneficiem a empresa a longo prazo, mesmo que isso signifique sacrificar benefícios a curto prazo.

Além disso, os funcionários são encorajados a ter uma visão ampla do negócio, entendendo como seu trabalho se encaixa no contexto geral da empresa. Eles são incentivados a buscar constantemente maneiras de melhorar os processos e aumentar a eficiência, assumindo a responsabilidade de fazer mudanças positivas.

Essa mentalidade de propriedade é essencial para a cultura da Amazon, pois ajuda a garantir que todos os funcionários estejam alinhados com os objetivos de longo prazo da empresa. 

- 3 INVENTAR E SIMPLIFICAR

Inventar e simplificar é um dos princípios de liderança da Amazon que desempenha um papel importante na cultura organizacional da empresa. Esse princípio incentiva a inovação e a criatividade, incentivando os funcionários a buscar soluções eficientes e simples para os desafios enfrentados pela empresa.

Para a Amazon, a inovação não se trata apenas de criar produtos ou serviços completamente novos, mas também de encontrar maneiras mais eficientes de realizar tarefas existentes ou melhorar processos já existentes. A empresa encoraja seus funcionários a pensar fora da caixa e a buscar novas soluções para problemas antigos.

Ao mesmo tempo, a simplificação é valorizada pela Amazon como um meio de melhorar a eficiência e reduzir custos desnecessários. A empresa procura simplificar seus processos internos, eliminando etapas desnecessárias e otimizando fluxos de trabalho. Isso permite que a Amazon seja mais ágil e eficiente, e também permite que seus funcionários se concentrem em tarefas mais importantes e estratégicas.

Ao incentivar a inovação e a simplificação, a Amazon está constantemente buscando maneiras de melhorar e se adaptar às mudanças do mercado. Essa abordagem tem sido fundamental para o sucesso da empresa e a mantém na vanguarda da inovação e do progresso tecnológico. Além disso, essa cultura de inovação e simplicidade ajuda a atrair talentos altamente qualificados e engajados que procuram trabalhar em um ambiente criativo e desafiador.

- 4 ESTAR CERTO MUITAS VEZES:

"Estar certo, muitas vezes" destaca a importância de tomar decisões assertivas, baseadas em dados, análises e intuição. A empresa valoriza a capacidade de seus líderes e colaboradores de tomar decisões acertadas e aprender com seus acertos e erros.

Para a Amazon, a capacidade de tomar decisões assertivas é o básico para o sucesso da empresa. Os líderes devem ser capazes de usar o discernimento e a intuição, além de analisar dados e informações relevantes, para tomar decisões que beneficiem a empresa e seus clientes.

No entanto, a Amazon também entende que ninguém acerta sempre e que erros são oportunidades de aprendizado. A empresa valoriza a transparência e incentiva seus funcionários a assumir responsabilidade pelos erros e a aprender com eles, a fim de melhorar e evitar repeti-los no futuro.

A Amazon também enfatiza a importância de tomar decisões rapidamente, mas sem sacrificar a precisão e a qualidade. Os líderes e colaboradores são encorajados a serem ágeis e a agir com urgência, mas também a avaliar cuidadosamente as informações disponíveis antes de tomar uma decisão.

- 5 APRENDER E ESTAR CURIOSO:

"Aprender e estar curioso" foca na importância do aprendizado contínuo e da curiosidade para o sucesso da empresa. A Amazon valoriza a curiosidade de seus funcionários e os incentiva a buscar novas ideias e oportunidades para melhorar a si mesmos e à empresa.

A empresa encoraja a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de habilidades por meio de programas de treinamento e desenvolvimento, bem como oferece recursos para os funcionários se manterem atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias. A Amazon também incentiva os funcionários a explorar novas ideias e a contribuir com sugestões e soluções criativas para problemas da empresa.

Além disso, a Amazon valoriza a diversidade de perspectivas e experiências entre seus funcionários. A empresa acredita que a curiosidade e a busca pelo aprendizado contínuo são fundamentais para manter-se atualizada e em constante evolução.

Ao promover a cultura de aprendizagem e curiosidade, a Amazon está criando uma equipe altamente motivada e engajada, capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e inovação. Isso ajuda a empresa a manter sua posição como uma das mais bem-sucedidas e inovadoras do mundo.

- 6 Contratar e desenvolver os melhores:

A Amazon busca constantemente os melhores profissionais do mercado e investe em seu desenvolvimento e crescimento profissional, a fim de construir uma equipe altamente qualificada e engajada.

Para a Amazon, o recrutamento é um processo estratégico que envolve a identificação de candidatos que se encaixem na cultura e nos valores da empresa, bem como que possuam as habilidades e experiência necessárias para contribuir para o sucesso da empresa. A empresa procura pessoas que sejam curiosas, orientadas para resultados e inovadoras, buscando assim, criar uma equipe que possa impulsionar a inovação e o crescimento da empresa.

Mais que isso: a Amazon investe fortemente no desenvolvimento e crescimento profissional de seus funcionários. A empresa oferece programas de treinamento e desenvolvimento, bem como oportunidades de rotação de emprego, para que os funcionários possam expandir suas habilidades e experiências profissionais. 

Ao atrair e reter os melhores talentos, a empresa está criando uma equipe capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e inovação. Esse é um dos fatores que ajuda a empresa a manter sua posição no mercado.

- 7 Insistir nos mais altos padrões:

Amazon, destaca a importância de estabelecer padrões elevados de qualidade em todos os aspectos da empresa. Assim, procura manter isso em todas as áreas de sua operação, desde a criação de produtos até o atendimento ao cliente, exigindo que seus funcionários se esforcem constantemente para alcançar a excelência.

A Amazon tem uma forte cultura pela qualidade, que se traduz em práticas como a realização de auditorias regulares para garantir que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões exigidos pelo mercado consumidor. A empresa também estabelece metas ambiciosas para que seus funcionários possam sempre buscar a excelência em tudo o que fazem.

Para a Amazon, insistir nos mais altos padrões não se trata apenas de cumprir as expectativas do cliente. É mais do que isso: trata-se de manter um compromisso com a excelência em tudo o que a empresa faz. Isso ajuda a Amazon a manter-se na vanguarda do mercado e a continuar a inovar e crescer a longo prazo.

- 8 pensar grandre:

Trata-se de um dos princípios da Amazon, que destaca a importância de ter uma visão ambiciosa e pensar em grande escala para transformar o futuro dos negócios. A empresa encoraja seus funcionários a pensar além do óbvio e a buscar soluções inovadoras e revolucionárias.

A Amazon treina seus funcionários para pensar grande em todos os aspectos da empresa, desde a criação de produtos até a implementação de processos internos. 

Outro detalhe importante é que a Amazon valoriza a experimentação e o risco calculado, encorajando sua equipe a buscar novas ideias e a assumir desafios ambiciosos. Para manter-se na vanguarda do mercado a mentalidade de pensar grande é importante para promover a inovação e o crescimento contínuos.

- 9 ser obstinado:

Esse é um dos princípios da Amazon, que destaca a importância da resiliência e persistência para alcançar objetivos ambiciosos na empresa. A Amazon valoriza a capacidade de seus funcionários de perseverar em face de obstáculos e desafios, buscando sempre encontrar soluções inovadoras para os problemas.

Para a Amazon, a resiliência é fundamental para manter-se na vanguarda do mercado e enfrentar os desafios de um ambiente empresarial em constante mudança. A empresa incentiva seus funcionários a agir rapidamente e a não ter medo de errar, pois considera que a aprendizagem é um processo contínuo e que os erros podem ser uma fonte valiosa de aprendizado.

Ao promover a cultura de ser obstinado, a Amazon está criando uma equipe capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e inovação. Essa cultura de resiliência e persistência ajuda a empresa a se diferenciar no mercado e a continuar a se adaptar às mudanças do mercado, garantindo sua posição como uma das empresas mais bem-sucedidas e inovadoras do mundo.

- 10 entregar resultados:

"Entregar resultados" é um dos princípios básicos da Amazon, que destaca a capacidade de produzir resultados concretos, independentemente das circunstâncias. A empresa valoriza a eficiência de recursos e o foco em resultados, evitando desperdícios e garantindo que seus funcionários sejam altamente produtivos.

A Amazon espera que seus funcionários produzam resultados concretos em todas as áreas de sua operação, desde a criação de produtos até a satisfação do cliente. A empresa promove uma cultura de excelência, incentivando seus funcionários a buscar constantemente maneiras de melhorar a eficiência e a qualidade de suas atividades.

Além disso, a Amazon incentiva seus funcionários a trabalhar de forma colaborativa e a estabelecer metas ambiciosas, a fim de alcançar resultados excepcionais. A empresa acredita que a entrega de resultados é fundamental para manter-se na vanguarda do mercado e continuar a crescer e inovar.

Para a Amazon, entregar resultados significa ser responsável pelos resultados de sua equipe e assumir a responsabilidade pelo sucesso da empresa. A empresa promove a transparência em suas atividades e incentiva seus funcionários a buscar feedback constante sobre seu desempenho, a fim de melhorar continuamente.

- 11 aprofundar-se:

“Aprofundar-se” destaca a importância da análise detalhada de situações e problemas, buscando soluções eficazes e inovadoras. A empresa valoriza a transparência e a honestidade em todas as suas atividades, incentivando seus líderes a serem abertos e confiáveis.

A Amazon prepara seus funcionários para que possam se aprofundar nas análises de situações e problemas, buscando uma compreensão completa das questões em questão antes de tomar decisões. A empresa acredita que a análise detalhada é o principal ato para encontrar soluções inovadoras e eficazes, bem como para garantir a qualidade de seus produtos e serviços.

Para a Amazon, aprofundar-se significa buscar constantemente maneiras de melhorar a qualidade e eficiência de suas atividades, bem como encontrar soluções inovadoras para os desafios do mercado. A empresa acredita que essa mentalidade é fundamental para manter-se na vanguarda e continuar a surpreender o mercado com inovações a cada ano.

- 12 ganhar confiança:

Esse princípio foca na importância da honestidade, integridade e transparência em todas as ações da empresa. A Amazon usa esse princípio para construir relacionamentos duradouros com seus clientes e funcionários, bem como para manter sua posição de destaque entre seus rivais de mercado.

Para a Amazon, ganhar confiança é promover essa cultura de honestidade e integridade em todas as suas áreas de atuação. A empresa valoriza a capacidade de seus funcionários de analisar detalhes e dados, garantindo que as decisões sejam bem fundamentadas e baseadas em fatos concretos.

Ao promover a cultura de ganhar confiança, a Amazon está criando uma equipe altamente confiável e engajada, capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento e inovação. Essa cultura de honestidade, integridade e transparência ajuda a empresa a se diferenciar no mercado e a garantir sua posição como uma das empresas mais bem-sucedidas e inovadoras do mundo.

- 13 ter coragem:

"Ter coragem"  destaca a importância de enfrentar desafios e tomar decisões difíceis, mesmo quando desconfortáveis. A empresa valoriza a coragem de seus colaboradores de expressar suas opiniões e assumir riscos calculados, buscando sempre encontrar soluções inovadoras e eficazes para os problemas.

Para a Amazon, ter coragem é o mesmo que estar disposto a correr riscos mesmo quando a situação parece incerta. A empresa incentiva seus funcionários a expressar suas opiniões, mesmo que sejam diferentes das demais, promovendo um ambiente de debate saudável e respeitoso.

Assim, a empresa promove uma cultura de debate saudável e respeitoso, orientando seus funcionários a expressar suas opiniões e debater ideias de forma construtiva e colaborativa. A empresa valoriza a diversidade de perspectivas e experiências, acreditando que isso pode levar a soluções inovadoras e criativas.

- 14 entregar simplicidade:

"Entregar simplicidade" é um dos princípios de liderança da Amazon, que destaca a importância da simplificação de processos e eliminação de burocracias, tornando-se cada vez mais eficiente e ágil. A empresa destaca a simplicidade em todas as suas atividades, motivando seus líderes e colaboradores a cumprir metas e entregar resultados consistentes.

Para a Amazon, essa entrega de simplicidade significa buscar maneiras de tornar mais fáceis seus processos e eliminar a burocracia desnecessária, tornando-se mais ágil e eficiente. A empresa prega que a simplicidade é fundamental para garantir a qualidade e eficiência de suas atividades, bem como para manter a satisfação de seus clientes e funcionários.

Ao investir fundo nessa cultura de entregar simplicidade, a Amazon se diferencia no mercado e a garante continuar sendo uma das empresas mais inovadoras no mercado mundial.

CONCLUSÃO:

Seguir os 14 princípios de liderança da Amazon tem a base para a construção de uma cultura organizacional sólida, que tem impulsionado o sucesso e a expansão global da empresa. Esses valores podem servir como inspiração para outras empresas que buscam criar ambientes inovadores, focados no cliente e no desenvolvimento de seus colaboradores.

Esses princípios incentivam a inovação, a eficiência e a satisfação do cliente em todas as atividades da organização. A obsessão pelo cliente, a propriedade, a invenção e simplificação, a resiliência, a aprendizagem contínua, a contratação e desenvolvimento dos melhores talentos, a insistência nos mais altos padrões, o pensamento grande, a entrega de resultados, a análise detalhada, a construção de confiança, a coragem e a simplicidade são valores que fazem parte estrutural da cultura desta empresa.

Através desse norte a Amazon tem sido capaz de se destacar, há vários anos, como uma das empresas mais bem-sucedidas em todo mundo. Sempre apresentando, aos seus clientes, ofertas e novidades antes de seus concorrentes.

Por fim, a adoção dos princípios da Amazon pode ser benéfica para outras empresas que buscam criar uma cultura organizacional sólida e eficiente. Fundamentais para promover a inovação, eficiência e satisfação do cliente, bem como para desenvolver e reter talentos excepcionais em uma organização.



O QUE VOCÊ SABE SOBRE HIPNOSE CLÍNICA?


DESEJA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE HIPNOSE CLÍNICA QUALIFICADO?

Se você é um profissional de saúde, terapeuta ou estudante dessa área e quer aprender a utilizar essa poderosa ferramenta clique aqui e conheça o Curso de Formação em Hipnose Clínica no formato telepresencial.

PROCURA ATENDIMENTO COM HIPNOSE CLÍNICA NO FORMATO TELEPRESENCIAL?

Para garantir que você tenha uma experiência segura e eficaz com a hipnose, é fundamental buscar um hipnoterapeuta qualificado e com experiência na área. Pesquise sobre a formação do profissional, verifique suas credenciais e avalie as recomendações de outros pacientes. Além disso, é importante sentir-se confortável e confiante com o terapeuta escolhido, já que a relação terapêutica é fundamental para o sucesso do tratamento.

Se você está buscando uma opção terapêutica para lidar com problemas emocionais, veja abaixo os profissionais que atuam pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES.

CURSO TELEPRESENCIAL DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA

PRECISA DE ATENDIMENTO?
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA SER E CRESCER
A CASA DOS 7 SABERES

Prof. Dr. João Oliveira, psicólogo clínico

Prof. Dr. João Oliveira, Doutor em Saúde Pública, Psicólogo,  61 anos (2023), começou com a Hipnose aos 18, em 1980. Já são 43 anos estudando, praticando, se beneficiando e, acima de tudo, descobrindo a cada dia novas formas de atuar com essa ferramenta espetacular.

Prof. Dra. Beatriz Acampora, Doutora em saúde Pública, Psicóloga, estuda a hipnose há mais de 20 anos, sempre buscando o que há de melhor na área para auxiliar seus clientes, criando propostas de trabalho inovadoras que são ferramentas poderosas na terapia.

Responsável Técnica: 

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira CRP 05/32030

© Copyright - Instituto de Psicologia Ser e Crescer.  Todos os direitos reservados

*Learn to take beautiful photos like this

Enroll In The Free Course Now

Get Your Photography Portfolio Started Now

Enter your details below to get instant access to this brand new 3-part video course

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close